top of page
EU SOU MEMÓRIA

 

 

Obra poética da escritora nigeriana Jumoke Verissimo

Edição bilíngue (inglês e português), com prefácio e tradução de Gabriela Vescovi.

100 páginas, 14x21 cm.

Pythia é o selo editorial de tradução da Mocho Edições.

 

Crédito da foto da autora: Cornelia Faith

Crédito da foto da tradutora: João Ricardo Gonçalves

 

Coordenação editorial: Deborah Leanza
Coordenação e conselho editorial do selo Pythia: Rodrigo Bravo
Edição e revisão: Deborah Leanza e Rodrigo Bravo
Design de capa: Luis Vassallo
Arte de capa: Bárbara Bretas Lopes (Babi Lops). Eu sou memória, 2022. Acrílica e folha de ouro sobre tela. 30x40 cm.

 

Trecho do prefácio:

"Eu sou memória. É o que este livro afirma reiteradas vezes. Esse mote-equação se impõe desde o título e se repete ao longo de todo o percurso do leitor pelos versos de Jumoke Verissimo. Nascida em Lagos, na Nigéria, a autora estreia no Brasil com seu premiado livro de poemas que convida o público a repensar a literatura, a identidade e a história. Essa voz contemporânea apresenta uma reapropriação do passado e da memória como uma chave para a reescrita da história – de si e do mundo. O título abarca essas duas grandezas imensuráveis – o eu e a memória – e as transforma numa equação e num mote: não há identidade sem memória.

Já traduzido para os idiomas italiano, francês, japonês e chinês, entre outros, o livro foi publicado pela primeira vez em 2008, em inglês. Eu sou memória foi o primeiro livro de Verissimo, e diversos prêmios consolidaram sua relevância: Prêmio Carlos Idzia Ahmad (primeiro lugar, 2009); Prêmio Anthony Agbo de Poesia (segundo lugar, 2009); Prêmio de Excelência Mother Drum (primeiro lugar, 2012); menção honrosa na Associação de Poesia da Nigéria (2009); e bolsa de estudos do Chinua Achebe Centre (2012). Após essa publicação, a autora ainda lançou The Birth of Illusion (poesia, 2015), A Small Silence (romance, 2019) e Grandma and the Moon’s Hidden Secret (infantil, 2022).

Eu sou memória inaugura a presença de Verissimo entre os grandes nomes da literatura contemporânea nigeriana ao reivindicar o poder de escrever a própria história, legitimar suas dores e enterrar seus mortos – isso através de uma linguagem sensível e poética que ressignifica as identidades desse eu que escreve. Identidades, no plural, pois essa individualidade se empodera de suas particularidades, mas não deixa de evocar temas (e traumas) mais abrangentes: reelaboram-se aqui o eu que escreve, o humano traumatizado, o descendente de povos escravizados, o negro, a mulher, o africano, o nigeriano – e suas intersecções possíveis. A partir de uma dialética temporal que, entre passado e presente, se sintetiza nesse mote-equação, elabora-se esse sujeito – o eu é o que é e o que foi, a partir do que passou ou não (os acontecimentos, as presenças e os vazios, as perdas, as ausências). São os traumas coletivos e individuais, da exploração, da história e das relações pessoais, que dão corpo a essa escrita pulsante cujos versos vertem memórias e sentimentos."

EU SOU MEMÓRIA

R$80,00Preço
    Página de Produto: Stores Product Widget
    bottom of page