HQ por João Hannuch e Benvinda Cia.
DinoSarah HQ tem o intuito de mostrar de um jeito lúdico e divertido que mesmo com desafios não tem nada melhor do que ser você mesmo!
DinoSarah conta a história de Sarah, princesa do reino de Shalalantatantala. Apesar dos anseios típicos de uma adolescente, ela não é nada comum: antes de Sarah nascer, seu pai, Saulo, foi amaldiçoado pela bruxa Aldora como punição por seu comportamento mesquinho, e se viu transformado em um dinossauro, logo antes de se casar com a amada Bonita. Meio humana, meio dinossaura, Sarah nasce e cresce em um lindo castelo, levando uma vida de questionamentos e provocações. Quando coagida a participar de um concurso para eleger a mais nobre e prendada entre todas as princesas da região, vê uma oportunidade de expor suas ideias e, possivelmente, trazer mais aceitação e justiça ao mundo. Lá, conhece seu possível pretendente, o Príncipe Divino, as outras princesas participantes e Kiki, a encantadora produtora do reality show.
A história em quadrinhos é criada a partir da peça de teatro homônima e original da Benvinda Cia, com dramaturgia do ilustrador da HQ e diretor da peça, João Hannuch. DinoSarah se apresenta como um conto de fadas moderno e explora temáticas de aceitação, rejeição, amor e normatividade, discutindo padrões de beleza na ótica do público infanto-juvenil.
A peça, de 2019, veio motivada pelo desejo de, por meio do humor e da excentricidade, debater e questionar a realidade do jovem em uma atualidade tão permeada por sensibilidades, exigências e expressividades, além de, é claro, explorar a potência dessa discussão na linguagem e estética do Teatro Pop, desenvolvida pelo grupo ao longo dos anos. Tendo isso em mente, a HQ vem como resposta a uma outra iniciativa que faz muito sentido dentro da pesquisa do grupo: a valorização da cultura e o estímulo à leitura para crianças e adolescentes; tendo a linguagem das HQs como ferramenta para atingir esse objetivo.
* João Hannuch é ator, diretor teatral, dramaturgo e ilustrador. Começou a desenhar ainda criança como forma de controlar sua hiperatividade e nunca mais parou. Fundador da Benvinda Cia., pesquisando a linguagem Pop no teatro, sua maior paixão sempre foi criar universos e contar novas histórias, sendo no palco ou no papel. Depois de Limonada e Ana e a Baleia, sua aventura no mundo das HQ’s continua com DinoSarah.
* A Benvinda Cia., companhia de teatro independente formada em 2016, tem o Teatro HQ como cerne de sua pesquisa, levando a linguagem das histórias de quadrinhos e investindo no hibridismo de linguagens e na arte transmídia, aproximando Teatro, Vídeo, Música e Ilustração.
O grupo já conta com duas outras HQs escritas e ilustradas por João Hannuch, publicadas pela Editora Giostri e também inspiradas pelas dramaturgias e encenações das peças do grupo: Limonada, publicada em 2020, com temática adulta, e Ana e a Baleia, de 2022, também voltada para o público infanto- juvenil.
* DinoSarah, peça que inspira o trabalho em foco nesse financiamento, foi estreada em 2019 e desde então já percorreu inúmeros teatros locais e casas de cultura, como: inBOX Cultural, Parlapatões, Centro Cultural da Diversidade, Centro Cultural Grajaú, Casa de Cultura Tremembé, Centro Cultural Vila Formosa, Centro Cultural Santo Amaro, Casa de Cultura Parelheiros e Escola Estadual Paulo Setúbal, além de uma apresentação beneficente, revertendo todo o lucro para a Casa1 (Centro de Cultura e Acolhimento LGBTQIA+).
top of page
R$65,00Preço
Página de Produto: Stores Product Widget
bottom of page