“Nino Porcupino” é um projeto do Grupo Tropeçaria, contemplado no Edital ProAC 42/2023 (Artistas Iniciantes). Trata-se de um projeto que engloba a publicação deste livro, a apresentação de uma temporada da peça “Nino Porcupino” — inspirada em A casa do porco-espinho —, a realização de oficinas de teatro ilustrado para crianças e a distribuição de exemplares dessa publicação nas bibliotecas municipais da cidade de São Paulo. Trata-se, também, do cruzamento de sonhos de mãe e filha, Ðenana e Emma, que uniram suas paixões e linguagens para espalhar um pouco mais de Nino pelo mundo.
SOBRE O AUTOR
Branko Ćopić (1915-1984) foi um escritor iugoslavo conhecido por seus contos, poemas e romances voltados para crianças e jovens. Ele escreveu muitas histórias cujo enredo se passa na Iugoslávia, durante a Segunda Guerra Mundial, e fazia uso do humor e da sátira em sua escrita para discutir política e valores da sociedade dessa época. Além de fazer parte do currículo escolar do ensino primário e de integrar muitos dos livros didáticos iugoslavos, sua obra é lembrada com muito carinho pela população da antiga Iugoslávia e foi traduzida para mais de 30 línguas ao redor do mundo.
SOBRE OS IDEALIZADORES
O Grupo Tropeçaria é composto de três amigos, palhaços e contadores de histórias não necessariamente nessa ordem. Formado por Emma Jovanovic, Giovanne Malta e Jhones Pereira, o trio realiza espetáculos, intervenções e números cômicos que passeiam pelo circo e pelo teatro, com criações autorais de dramaturgia e música. Desde seu primeiro trabalho, o grupo desenvolve ações e peças voltadas para crianças, explorando maneiras lúdicas de incentivar e valorizar a leitura, a arte e a brincadeira.
SOBRE A TRADUTORA
Ðenana Nikšić Jovanović (1961) é linguista e professora graduada na Univerzitet u Sarajevu (Universidade de Sarajevo, Iugoslávia). Ela trabalha como tradutora e professora de Inglês desde 1985 e, em 1991, mudou-se para o Brasil, naturalizando-se brasileira em 2003. Mãe de três filhos, sempre se preocupou em trazer para eles um pouco da língua e da cultura de seu país de origem por meio da literatura, da música e de filmes infantis. Para os futuros netos, resolveu fazer uma versão oficial e impressa do poema que marcou a infância dela e de várias gerações de iugoslavos. Sua ideia também é a de que esse poema seja compartilhado com tantas outras crianças.
SOBRE O ILUSTRADOR
João Hannuch é ator, diretor teatral, dramaturgo, ilustrador e mestre em teatro pop. Ainda criança, começou a desenhar como forma de controlar sua hiperatividade e nunca mais parou. É fundador da Benvinda Cia., grupo paulistano pesquisador da linguagem pop no teatro. No palco ou no papel, sua maior paixão é, e sempre foi, criar universos e contar novas histórias. A casa do porco-espinho é sua quarta ilustração publicada, sendo as três primeiras, Limonada, Ana e a Baleia e DinoSarah, todas elas baseadas em dramaturgias homônimas de sua autoria.
top of page
R$60,00Preço
Página de Produto: Stores Product Widget
bottom of page